Caminhão SKT 90S da Sany estará disponível também na versão elétrica

As duas primeiras unidades do SKT 90 E vão rodar na CSN

Por Conexão Mineral 13/09/2022 - 17:32 hs
Foto: Conexão Mineral
Caminhão SKT 90S da Sany estará disponível também na versão elétrica
Thiago Brion, Account Manager – Mining Brazil da Sany do Brasil

SKT 90S é o caminhão fora de estrada da Sany com capacidade de carga de 60 t líquidas, apresentado pela empresa em seu estande na M&T Expo. O modelo veio para o Brasil há cerca de 18 meses e existem mais de 150 unidades em operação, em mineradoras como CSN, Ferro + e Minerita. “É um caminhão muito versátil e muito bom também para as pedreiras. É uma versão intermediária entre caminhão rodoviário e o caminhão rígido. Tem capacidade de carga muito próxima do caminhão rígido, mas com as dimensões semelhantes a do caminhão rodoviário”, ressalta Brion. O veículo tem banda de rodagem 1600x25, cabine rops fops, traçado 6x4, suspensão dianteira hidropneumática, suspensão traseira por feixe de molas, transmissão automática de seis velocidades com freio retarder na transmissão, capacidade da báscula de 33m3 rasos e 38 m3 coroados.

“Agora temos esse mesmo caminhão na versão elétrica, o SKT 90 E. As duas primeiras unidades vão entrar em operação na CSN, na mina Casa de Pedra, em Congonhas (MG). O lançamento oficial para o mercado brasileiro é na Exposibram”, conta Brion. Mecanicamente é muito parecido com o SKT90S, com mesmo chassi, suspensão e cabine. O que muda é o trem de força e no lugar do motor diesel e a transmissão tem dois motores elétricos fazendo a propulsão do caminhão. As baterias possuem opção de recarga rápida de aproximadamente 50 minutos e 1h10 para fazer a recarga completa. “A autonomia vai depender da operação, porque o caminhão tem o freio que regenera a bateria. Então uma operação em que o veículo desce carregado e utiliza o freio, a bateria terá uma autonomia maior”, explica Brion. Tem opção de bateria de 350 kilowatts e 420 kilowatts. A estimativa de consumo de bateria se aproxima a estimativa de consumo de diesel e depende da operação, de grade de rampa, do operador, da dmt completa, então para uma análise mais assertiva Brion ressalta a necessidade de levar todos os fatores em conta.

Como é uma tecnologia nova, a Sany fará a operação assistida nos primeiros meses para entender qual será o nível ótimo. “Atualmente a CSN já opera 23 caminhões SKT 90S, então já conhece como operar o veículo. Vamos alterar um pouco o perfil da operação por ser elétrico. CSN é um grande parceiro nosso”, afirma Brion.

O processo de maturação do caminhão elétrico durou aproximadamente dois anos e a Sany resolveu então trazer o veículo para o mercado brasileiro. Existe até o SKT90E na versão 100% autônomo, que já está rodando em uma mina na China. “Esse seria o próximo passo de implantação no Brasil”, acredita. 

Para fazer match com o caminhão a Sany tem a escavadeira SY750H, de 75 toneladas de peso operacional e também a SY980H, de 95 toneladas de peso operacional. Esta também será lançada na Exposibram e a CSN Cimentos foi a primeira mineradora a adquirir o produto aqui no Brasil, para as operações de Arcos.

“No segmento de mineração, o caminhão é um sucesso de vendas. É difícil medir o market share porque ele entra em uma classificação onde compete com o caminhão rodoviário e também com o fora de estrada. Para escavadeiras, a de 75 toneladas foi muito bem aceita e o market share nessa categoria é de mais de 60%. O primeiro cliente desse produto aqui no Brasil foi a Ferro+ e foi um exemplo para as outras mineradoras”, afirma Brion.